quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Banco de Dados Distribuídos


Bom vou hoje falar a você um pouco mais sobre Banco de Dados Distribuído (BDD) ele é uma coleção de vários Base de Dados logicamente inter-relacionados, distribuídos por uma rede de computadores. Existem dois tipos de banco de dados distribuídos, os homogêneos e os heterogêneos. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, já os Heterogêneos são aqueles que são compostos por mais de um tipo de banco de dados.

Melhor explicando num banco de dados distribuídos os arquivos podem estar replicados ou fragmentados, esses dois tipos podem ser encontrados aos longos dos nós do sistema de BDD's. Quando os dados se encontram replicados, existe uma cópia de cada um dos dados em cada nó, tornando as bases iguais (ex: tabela de produtos de uma grande loja). Já na fragmentação, os dados se encontram divididos ao longo do sistema, ou seja a cada nó existe uma base de dados diferente se olharmos de uma forma local, mas se analisarmos de uma forma global os dados são vistos de uma forma única, pois cada nó possui um catálogo que contém cada informação dos dados dos bancos adjacentes.

Podendo a replicação dos dados pode se dar de maneira síncrona ou assíncrona. No caso de replicação síncrona, cada transação é dada como concluída quando todos os nós confirmam que a transação local foi bem sucedida. Na replicação assíncrona, o nó principal executa a transação enviando confirmação ao solicitante e então encaminha a transação aos demais nós.

Arquitetura Básica

Aplicações Locais
aplicações que não requerem dados de outros lugares.
Aplicações Globais
aplicações que requerem dados de outros lugares.
Alguns cuidados com a Distribuição de Dados
  • A distribuição é transparente — usuários devem poder interagir com o sistema como se ele fosse um único sistema lógico. Isso se aplica ao desempenho do sistema, métodos de acesso, entre outras coisas.
  • Transações são transparentes — cada transação deve manter a integridade do banco de dados dentre os múltiplos bancos de dados. Transações devem também ser divididas em subtransações, cada subtransação afetando um sistema de banco de dados...

Vantagens de Bancos de Dados Distribuídos

  • Reflete a estrutura organizacional — fragmentos do banco de dados estão localizados nos departamentos que se relacionam com os dados que estes persistem.
  • Autonomia Local — um departamento pode controlar seus dados (já que é o mais familiarizado com estes).
  • Maior disponibilidade — uma falha em um banco de dados afetará somente um fragmento, ao invés do banco de dados inteiro.
  • Melhor performance — os dados estão localizados próximo do local de maior demanda e os sistemas de banco de dados por si só são paralelizáveis, permitindo carregar no banco de dados para o balanceamento entre servidores (a elevada carga em um módulo do banco de dados não irá afetar os outros módulos de banco de dados em um banco de dados distribuído).
  • Econômico — custa menos criar uma rede de pequenos computadores com o mesmo poder que um único computador maior.
  • Modularidade — sistemas podem ser modificados, adicionados ou removidos do banco de dados distribuído sem afetar os outros módulos (sistemas).

Desvantagens de banco de dados distribuídos

  • Complexidade — trabalho extra deve ser feito pelos DBAs para garantir que a natureza da distribuição do sistema é transparente. Trabalho extra deve ser feito para manter sistemas múltiplos diferentes, ao invés de um único grande. Design de banco de dados extra deve também ser feito para levar em conta a natureza desconectada do banco de dados - por exemplo, joins tornam-se proibitivamente caros quando são rodados entre múltiplas plataformas.
  • Implantação mais cara — o aumento da complexidade e uma infraestrura mais extensa significa custo extra de trabalho
  • Segurança — fragmentos de banco de dados remotos devem ser seguros e, como eles não são centralizados então os lugares remotos também devem ser seguros. A infraestrutura também deve ser segura (por exemplo, pela encriptação dos links de rede entre os lugares remotos).
  • Difícil de manter a integridade — em sistemas distribuídos, reforçar a integridade ao longo de uma rede pode exigir demais dos recursos da rede para ser viável.
  • Inexperiência — pode ser difícil trabalhar com banco de dados distribuídos e como é uma área relativamente nova ainda não há tantos casos (ou experiências) práticos de seu uso disponíveis como exemplo.
  • Falta de padrões – ainda não há metodologias e ferramentas para ajudar usuários a converter um SGBD centralizado para um SGBD distribuído.
  • Design do banco de dados mais complexo – além das dificuldades normais, o design de um banco de dados distribuídos tem que considerar a fragmentação dos dados, alocação dos fragmentos em lugares específicos e a replicação de dados.
Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco mais sobre (BDD) ou melhor falando Bando de Dados Distribuídos.
 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo