sábado, 28 de janeiro de 2012

Servidor de Banco de Dados


Servidor de Banco de Dados

Bom para quem não tem um bom conhecimento de Servidor de Banco de Dados vou explicar um pouco sobre isto.

  • O que é Servidor?
Um Servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde; a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador. A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função. Com o advento das redes, foi crescendo a necessidade das redes terem servidores e minicomputadores, o que acabou contribuindo para a diminuição do uso dos mainframes. O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.

  • O que é Banco de Dados?

Bancos de dados, ou bases de dados, são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura. São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.

Explicando melhor..

Com a junção de um Servidor e uma base de Banco você terá um Servidor de Banco de Dados, assim você poderá manipular informações contidas em uma base de banco de dados. Por menor que sejam, possuem quantidades cada vez maiores de armazenagem de dados e informações. Conseguindo manipulação destas informações que se tornam impossível de ser realizada manualmente (via papéis, principalmente), pois sua utilização além de demorada (devido a catalogação dos dados) é passível de erros principalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.

Muitas empresas adotaram o NT/2000 não como uma plataforma de rede, mas como um servidor de banco de dados para alojar servidores SQL Server ou Oracle. Atualmente, muito do trabalho em banco de dados está sendo feito em plataformas NT/2000.

Mas o uso destes servidores de banco de dados com Linux vem crescendo bastante, Para tanto, utilizam-se servidores MySQL ou o PostGresSQL; este último clone de um antigo sistema Unix chamado Ingres.

Num passado recente, muitos administradores de rede não queriam confiar seus preciosos dados a um programa gratuito como o MySQL, mas isto mudou. Atualmente há muitos sites de comércio eletrônico e de grandes Intranets rodando em plataforma Linux, e o MySQL provou ser rápido, estável e confiável, tudo isto com uma grande (enorme) vantagem, é gratuito!


 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo