domingo, 17 de março de 2013

Tablespaces


Tablespaces é um termo em língua inglesa que designa uma sub-divisão lógica de um banco de dados utilizado para agrupar estruturas lógicas relacionadas. As tablespaces apenas especificam a localização de armazenamento do banco de dados e são armazenadas fisicamente em datafiles, que alocam imediatamente o espaço especificado na sua criação. A primeira tablespace criada pelo Oracle é a System.

Um banco de dados é dividido em unidades lógicas de armazenamento chamadas de tablespaces. Estas unidades agrupam estruturas lógicas relacionadas, por exemplo: Tablespaces comumente agrupam objetos da aplicação simplificando algumas operações administrativas.  

Cada banco de dados é divido em uma ou mais tablespaces.


  • Um ou mais datafiles são criados para armazenar fisicamente os dados de todas as estruturas lógicas de um tablespace.

  • O tamanho total dos datafiles de um tablespace é a capacidade do armazenamento do table space.

  • A capacidade combinada dos tablespaces de um database é a capacidade do database.
Os tablespaces podem estar on-line ou off-line. Um tablespace precisa estar on-line para que os usuários possam acessar suas informações. Os tablespaces podem ficar off-line para manutenção do database.

Bom é isso ai.. somente o conceito real de Tablespaces!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Banco de Dados na Nuvem

Base de Dados na Nuvem
Alguem já houve falar em em sistemas da sua empresa está hospedado na web e seu banco de dados está totalmente online, operações como backups,restores, pesquisas , inserções e deleções, tudo realizado através do seu browser.

Pelo fato ainda não houviram falar desta cituação.

Então vamos falar um pouco mais sobre

"Cloud"

Difícil de acreditar? Com conexões de internet mais rápidas e de maior facilidade de acesso, banco de dados na nuvem torna-se cada vez mais atraente além do que esse conceito já está amadurecendo a algum tempo, mais do que você possa imaginar.

Uma breve definição para ficar mais obvio e claro para vocês.

“A computação na nuvem pode ser definida como um modelo para permitir acesso conveniente, sob demanda da rede para um conjunto compartilhado de recursos de computação configurável (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e lançados com o mínimo de gestão, esforço ou a interação do prestador de serviços.

Cinco características essenciais:

• Vários tipos de serviço de acordo com a demanda;
• Pool que representa os recursos físicos de um servidor;
• Rápida elasticidade;
• Medições do serviço;
• Acesso via rede de banda larga;

Três modelos de serviços:

• SaaS – Software como serviço;
• PaaS – Plataforma como serviço;
• IaaS – Infrestrutura como serviço;

Quatro modelos de implantação:

• Nuvem publica;
• Nuvem privada;
• Nuvem comunitária;
• Nuvem hibrida;

Em uma tentativa de minimizar o tempo que os profissionais de dados gastam no modo reativo - respondendo a solicitações de usuários com tarefas sem parada de “banco de dados, clone, banco de dados, clone” - algumas organizações estão tomando emprestado conceitos de autoatendimento do domínio de computação em nuvem e indo em direção a um modelo de banco de dados como serviço ou DBaaS, em que usuários podem simplesmente “acessar uma nuvem” e capturar um banco de dados conforme necessário. 

É uma ideia provocante — principalmente para usuários finais. Desenvolvedores de sistemas e de software adoram o controle que eles obtêm com recursos de autoatendimento de DBaaS. Quando eles estão na toada, em vez de esperando que o departamento de TI volte uma semana mais tarde com um banco de dados de desenvolvimento/teste, eles podem solicitar e provisionar recursos imediatamente — mantendo seu ímpeto ativo e suas ideias frescas. 

Para tornar essa visão uma realidade, no entanto, os profissionais de dados nos bastidores devem realizar uma quantia considerável de trabalho no backend. Desenvolver uma nuvem de dados privada e lançar com sucesso DBaaS para usuários finais requer que DBAs considerem diversos fatores, entre eles a infraestrutura de hardware subjacente da nuvem, as “boas práticas” de dados abrangentes a serem implementadas e replicadas pela nuvem e, por fim, a interface de serviços que trará todos esses itens de forma transparente aos usuários finais.

Acessando as nuven

Computação em nuvem refere-se a uma categoria de soluções de tecnologia que permite que usuários acessem recursos de computação (neste caso, recursos de dados) on demand, conforme necessário, sejam os recursos físicos ou virtuais, dedicados ou compartilhados e independentemente de como são acessados (por meio de uma conexão direta, rede local [LAN], rede de longa distância [WAN] ou a Internet). 

Para oferecer DBaaS na nuvem, os departamentos de TI corporativos devem construir e gerenciar uma nuvem de dados corporativa privada — uma plataforma que consiste em hardware de armazenamento, imagens virtuais, esquemas de banco de dados e mais — e disponibilizar essa nuvem a usuários por meio de uma interface de serviços. 

Quando esta infraestrutura estiver instaurada, à medida que necessidades de banco de dados surgem, os usuários podem simplesmente ir para a nuvem, solicitar os recursos que requerem e obter acesso instantâneo a seu próprio banco de dados pessoal on demand. Quando eles não precisarem mais dos ativos de dados, os ativos são reciclados de volta na nuvem para redesignação, em vez de serem deixados desperdiçados e inativos.

 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo