terça-feira, 25 de novembro de 2014

Álgebra Relacional - História



Hoje vou falar sobre Álgebra Relacional , focando no conceito juntamente com a sua história no meio da ciências da computaçãoálgebra relacional é uma derivação descendente da lógica de primeira ordem (LPO) e da álgebra de conjuntos em relação das operações sobre a relação finítimo, que auxilia o trabalho ao identificar os componentes de uma tupla por nome (chamado o atributo) ao invés de uma coluna de chaves numéricas, o qual é chamado a relação na terminologia de banco de dados.

A principal aplicação da álgebra relacional é sustentar a fundamentação teórica de banco de dados relacional, particularmente linguagem de consulta para tais bancos de dados, entre os maiores o SQL.

A álgebra relacional recebia pouca atenção fora do campo da matemática pura até à publicação em 1970 do modelo relacional de dados de E.F. Codd. Codd propôs tal álgebra como a base das linguagens de consulta de banco de dados.

Na álgebra relacional, são admitidas ambas perspectivas de dar um nome ou não, dependendo se as tuplas são dotadas de nome de componente ou não. Na perspectiva sem nome, a tupla é simplesmente um membro de um produto cartesiano. Na perspectiva da tupla ter um nome de componente, tuplas são funções do conjunto finito de atributos U (da relação) a um domínio de valores (assumidos distintos dos de U). As álgebras relacionais obtidas das duas perspectivas são equivalentes.

Também a álgebra relacional é equivalente em poder expressivo a cálculo relacional (e por conseguinte lógica de predicado ou primeira ordem); esse resultado é conhecido como o teorema de Codd. Na prática, deve ser prestada atenção em desambiguar as duas linguagens porque a negação quando aplicada a uma formula em cálculo, faz a construção da formula que pode ser verdadeira ou um conjunto infinito de tuplas, enquanto o operador diferença na álgebra relacional devolve sempre um resultado finito.

Para ultrapassar estas dificuldades, Codd restringiu os operando da álgebra relacional somente para relação finita e propôs suporte restrito para a negação (NOT) e a disjunção (OR). Restrições análogas são encontradas em muitas outras linguagens de programação lógicas. Codd definiu o termo completeza relacional para se referir a uma linguagem que está completa em respeito a cálculo de lógica da primeira ordem à parte com as restrições que ele propunha. Na prática as restrições têm um efeito adverso na aplicabilidade da sua álgebra relacional para usos de banco de dados.

Definimos assim a álgebra relacional como uma linguagem de consulta formal i.e. uma coleção de operações de alto nível sobre relações ou conjuntos.

As operações em questão são: 
  • Restrição
  • Seleção
  • Projeção
  • Produto
  • União
  • Intercessão
  • Diferença
  • Junção
  • Dividir
De facto, dos oito, só 5 são primitivos, nomeadamente restrição, projeção, produto, união, e diferença. Os outros três podem ser definidos destes cinco. Todas essas operações produzem uma nova relação como seu resultado.

Bom é isto ai, em breve postarei mais sobre Álgebra Relacional com alguns exemplos de algumas operações para ficar de mais fácil entendimento.

domingo, 23 de novembro de 2014

Meio Corporativo - Utilização de Banco de Dados

Bom vamos falar um pouco sobre qual a grande finalidade de apresentar a importância de Banco de Dados dentro de uma organização no meio corporativo, vindo a buscar uma forma objetiva de identificar quais são os meios de informações que estão armazenadas em seu interior, mostrando os benefícios e os problemas trazidos para a realidade do meio corporativo.

Com o surgimento da tecnologia, os dados adquiriram uma imensa necessidade de armazenamento de volume na memória de armazenamento do computador. Sendo de modo que crie e extraia informações importantes que possam influenciar de alguma forma nas tomadas de decisões, assim surgindo o Banco de Dados ou DB (Data Base), nada mais é um conjunto de elementos que integrados entre si, que se relacionam de forma lógica consolidando registros armazenados de forma separada em arquivos que são fornecidos para as aplicações em bancos independentes dos programas de aplicação que são utilizados com um meio de dispositivos armazenados.

Com isso o Meio Corporativo consegue garantir uma grande necessidade que muitas empresas ou de algumas companhias onde eles têm uma falha que necessitam de uma grande integridade da informação vindo a ser continua para qualquer ação de tomada de decisões no exato momento. Assim o Meio Corporativo foca em busca de alguns resultados de extrema importância para o melhor desempenho destas informações, sendo muito segura e de fácil acesso e rápida para os usuários que as utilizam aplicações no interior das empresas ou das companhias trazendo grandes benefícios. Porém é necessário que os usuários tenham um conhecimento ou um treinamento antes de começarem a utilizar alguns sistemas de informações assim concretizando a utilização de forma eficácia.

Também não podemos deixar de mencionar que é de vasta importância para a base de informação ser sempre acompanhada por alguns DBA’s, pois é necessário um espelhamento do banco com seus devidos backups diários, caso ocorra alguma falha de infraestrutura levando a afetar a máquina de produção do banco. Necessário que os DBA's estejam preparados para realizar um remanejamento de fácil acesso para subir a máquina espelho que nada mais é uma contingência para produção sem ocorrer divergências nas informações, se a ocorrência for gravíssima afetando o local físico dos servidores é de grande extrema importância que menciono, pode-se também subir uma base de backup na nuvem ou em outro local.

Quando for necessário realizar uma manutenção na base de produção sempre deve homologar a mudança em uma base de homologue. Lembrando deve-se informar os usuários referente a indisponibilidade da mudança. Somente assim é possível realiza-la. Caso possível entrar com uma base contingência em produção ou mesmo até subindo a base na nuvem.

Principais pontos referentes ao banco de dados em uma organização são:

  • Integridade nos dados.
  • Rápidas tomadas de decisões, devido fácil acesso as informações.
  • Atualizações de dados pelos usuários de forma extremamente e rápida.
  • Ótima segurança nas informações devido a criticidade.

Bom é isto é, este tópico de hoje foi um diferencial devido a extrema importância de um Banco de Dados no dia a dia.
 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo