domingo, 22 de março de 2015

História MariaDB

Bom pessoal hoje vamos falar um pouco sobre o famoso banco MariaDB.


MariaDB é um banco de dados que surgiu como fork do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle. O Google está seguindo a mesma trilha de projetos como a Wikipedia e distribuições como a SUSE e trocando o MySQL pelo seu fork MariaDB. O Google também está colaborando com a MariaDB Foundation, incluindo o desenvolvimento de recursos no software que permitam a migração.

A intenção principal do projeto é manter uma alta fidelidade com o MySQL.

O líder do MariaDB é Michael 'Monty' Widenius, o fundador do MySQL e da Monty Program AB.Para conseguir isso, Programa Monty trabalha para contratar os melhores e mais brilhantes desenvolvedores do setor, trabalhar em estreita cooperação com a maior comunidade de usuários e desenvolvedores no verdadeiro espírito do software livre e open source e software de lançamento de uma forma que equilibre a previsibilidade com confiabilidade.

MariaDB é um avançado substituto para o MySQL e está disponível sob os termos da licença GPL v2.

Segurança

A segurança é muito importante no mundo de hoje e é um foco especial para os desenvolvedores do MariaDB. O projeto mantém os seus próprios patches de segurança situados no core de MySQL. Para cada versão do MariaDB os desenvolvedores também incluem todos os patches de segurança do MySQL e suas melhorias, caso necessário. Quando problemas de segurança críticos são descobertos, os desenvolvedores imediatamente preparam e distribuem novas versões do MariaDB para obter as correções o mais rápido possível.

Muitos dos problemas de segurança encontrados no MySQL e MariaDB foram encontrados e relatados pela equipe MariaDB. A equipe trabalha em estreita colaboração com o MariaDB para garantir que todas as questões de segurança sejam prontamente comunicadas e explicadas o mais detalhadamente possível.

Compatibilidade

MariaDB é mantido atualizado com a última versão do MySQL e irá funcionar exatamente como MySQL. Todos os comandos, interfaces, bibliotecas e APIs que existem no MySQL também existem no MariaDB. Não há necessidade de conversão de dados para exibir MariaDB.

Vantagens do MariaDB sobre o MySQL

Objetivamente, as principais vantagens do MariaDB, já citadas acima, são:

  • Velocidade;
  • Menor exigência de hardware;
  • Total compatibilidade com o MySQL.
Poderíamos citar vantagens subjetivas, mas deixaremos a critério de cada um pesquisar e formar sua própria opinião.

Como tirar máximo proveito do MariaDB

A simples conversão do MySQL para MariaDB já representa algum ganho de velocidade e de diminuição do consumo de recursos da máquina.

Entretanto, para tirar o máximo do banco de dados, é necessário converter as tabelas de MyISAM (padrão do MySQL) para XtraDB, o formato otimizado do MariaDB.

Desvantagens do MariaDB em relação ao MySQL

Não há desvantagens importantes do MariaDB com relação ao MySQL, a não ser o “peso” que as marcas MySQL e Oracle têm, sugerindo um produto de qualidade superior, ou com suporte “garantido” por mais tempo.

O que alguns podem encarar como uma desvantagem secundária é o fato de o MariaDB apresentar o seu melhor rendimento usando tabelas do tipo XtraDB (que substituem o InnoDB), que por sua vez não têm suporte a índices do tipo “full text”, característica que as tabelas MyISAM tem, e que pode ser requisito para algum sistema.

No caso do WordPress, o único plugin que sugere o uso de índices “full text” é o YARPP; ele usa este tipo de índice para encontrar posts relacionados a partir do texto completo do post.

Na prática, não chega a ser um problema. Primeiro, porque os índices “full text” não apresentam a mesma precisão para textos em Português que para textos em Inglês, e, segundo, porque as pesquisas baseadas em textos completos continuam funcionando, apenas não contam com o índice para acelerá-las.

Por fim, uma vez convertido um servidor cPanel para usar o MariaDB, não é seguro voltar a usar o MySQL original sem ter de “formatar” a máquina toda.

Eu recomendo é um ótimo!
 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo