sábado, 5 de outubro de 2013

História Apache Cassandra - NoSQL

Banco de dados  Apache Cassandra

Banco de dados  Apache Cassandra

O banco de dados Cassandra “Apache” é a escolha certa quando você precisar de escalabilidade e alta disponibilidade, sem comprometer o desempenho.
Escalabilidade linear e comprovada tolerância a falhas em hardware e infraestrutura em geral. A nuvem tornam a plataforma perfeita para dados de missão crítica como um grande exemplo de um sistema que utiliza o Cassandra é o Facebook e atualmente é mantido pela Apache. O banco de dados Cassandra tem um grande privilégio para replicar em vários servidores, proporcionando tudo isso uma pequena latência para seus usuários, também saiba mais que você pode sobreviver a quedas regionais sem comprometer o ambiente todo. 

O Cassandra é um projeto de sistema de banco de dados distribuído altamente escalável de segunda geração, que reúne a arquitetura do Dynamo, da Amazon e modelo de dados baseado no BigTable, do Google.

O Cassandra inicialmente foi criado pelo Facebook, que abriu seu código-fonte para a comunidade em 2008. Agora é mantido por desenvolvedores da fundação Apache e colaboradores de muitas empresas.

Modelo de dados do Cassandra oferece a conveniência de índices de coluna com o desempenho de atualizações de log-estruturadas, um forte apoio para a desnormalização e visões materializadas e poderoso built-in cache.

Performace: 

Cassandra supera consistentemente alternativas NoSQL populares benchmarks e aplicações reais, principalmente por causa das escolhas arquitetônicas fundamentais.
A ideia desse modelo é estar dando prioridade há uma alta disponibilidade e escalabilidade além de um alto grau de performance.

Também possui um alto nível de armazenamento, com o objetivo da disponibilidade boa parte desse modelo usam memória principal e durante um período de tempo são jogados no disco rígido, alguns modelos trabalham 100% com memória principal.  

Ao descentralizado o Cassandra em instâncias regionais ele não há pontos únicos de falha. Não há pontos de estrangulamento da rede. Cada nó no cluster é idêntica.

Cassandra possui um modelo de persistência com a uma necessidade de se ganhar mais performance principalmente no trabalho com grandes blocos de dados foi criado os bancos que usam este princípio de dados como BASE.

Comprovado a ótima performance do banco de dados NoSQL Cassandra.

Cassandra está em uso em Netflix, eBay, Twitter, Urban Airship, Constant Contact, Reddit, Cisco, OpenX, Digg, Cloudkick, Ooyala, e mais empresas que possuem grandes conjuntos de dados ativos. O maior cluster Cassandra conhecido tem mais de 300 TB de dados em mais de 400 máquinas.

Tolerâncias a falhas:

Os dados são automaticamente replicados para vários nós para tolerância a falhas. Replicação em vários centros de dados é suportado. Nós com falha pode ser substituído sem tempo de inatividade. Mesmo ocorrendo falhas não irá afetar o ambiente de utilização.
Cassandra possui uma grande durabilidade sendo adequado para aplicações que não podem dar ao luxo de perder dados, mesmo quando alguma instância fique fora levando alguns dados para baixo ele não perde o ambiente todo.

Controle:

Cassandra tem vários meios de controle, como.
Replicação síncrona ou assíncrona para cada atualização.
Operações assíncronas altamente disponíveis são otimizados com recursos como Handoff.

Bom é isso ai, eu recomendo para quem tem uma aplicação com alto nível de complexidade na nuvem. Banco de dados ótimo.

 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo