sábado, 11 de abril de 2009

O que é um Banco de Dados?

Olá meus amigos, hoje irei comentar sobre BD somente uma visão geral para quem não entende muito e gostaria de entender mais o que é Bancos de dados ou bases de dados, são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação, isso no banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.

São usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. (termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB)

O modelo relaciona de Banco de Dados mais utilizado hoje em dia é onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas e colunas). Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador por exemplo os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial para aplicações multiusuário, nas quais é necessário haver coordenação entre vários usuários.

Banco de Dados é tudo que tem um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registros, armazenados em salas cheias de discos rígidos.

Os Bancos de Dados (SGBD) são caracteristicamente modernos e desenvolvidos desde os anos da década de 1960 e foi o pioneiro nesse trabalho Charles Bachman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo