quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

História Firebird


Oláaa galera.. vo fala também hoje sobre a história do Firebird bom ele é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Possui o código aberto e não possui qualquer outro licenciamento, o que permite a sua utilização em qualquer tipo de aplicação, comercial ou não, sem quaisquer custos - totalmente GRATUITO!

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que este seja um produto deveras maduro e estável.

E o Interbase foi originalmente concebido e criado por um grupo de engenheiros de sistemas,  funcionários da DEC (Digital Equipment Corporation), que desejavam produzir um SGBDR -  sistema gerenciador de banco de dados relacional, inovador e que substancialmente oferecesse maiores benefícios que os outros sistemas até então existentes. Na época de sua concepção, muita tecnologia já existia como proposta de inovação, mas nenhum produto a oferecia como recurso ou característica disponível. Tendo iniciado em 1985 como Groton Database System, logo mudou de nome para Interbase. Foi inicialmente comercializado pela Ashton Tate (Dbase) e em 1992 foi entregue à Borland como parte de uma negociação de  produtos. 

Ao longo de seu desenvolvimento, foram consistentemente introduzidas um número de tecnologias de primeira mão. Muitas dessas são : Arquitetura Multi-geradora, Commit automático em duas fases, sombreamento do Banco de Dados (replicação), admissão e tratamento de Blobs, Índices em mapa de bits disperso, Colunas Vetoriais Multidimensionais, Subsistema de Eventos de alertas e o primeiro a disponibilizar acesso nativo a driver de JDBC.

O FireBird é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) desenvolvido em mantido por uma comunidade de desenvolvedores (algumas do projeto original) e pela Fundação FireBird.

O FireBird é um produto de Código Livre desenvolvido sobre licensa Interbase License. A origem do FireBird é a versão Open Source do Interbase® 6.0 de Julho de 2000, quando a Borland liberou os fontes de seu produto. 

O Firebird hoje

Ele hoje em dia temos várias opções de escolha para os nossos Projetos.

Interbase 6 - Open Source e pode ser usado livremente, ele possui muitos bugs como exemplo um backdoor,onde um super usuário pode acessar todas as informações do Banco de Dados. Hoje ele está Descontinuado.

Firebird 1 - Open Source mantido por uma comunidade, foram corrigidos vários bugs do Interbase 6 e acrescentado algumas melhorias, pode ser considerado uma evolução do Interbase 6. Hoje se encontra na versão 1.0.3

Interbase 6.5 e 7 - A Borland voltou a fechar o Código Fonte do Interbase e fez várias melhorias, só que agora ele passou a ser Pago. Hoje ele está na Versão 7.1.

O Firebird 1.5 - Está em testes finais (RC 4) ele coisas foi reescrito inteirinho em C++, o que facilitara futuras implementações, além de ter sido limpado o Código Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo