domingo, 31 de janeiro de 2010

História do SQL Server


Bom falarei sobre o SQL Server, tudo começou em 27 de março de 1987, o presidente da Microsoft na época, Jon Shirley, e o co-fundador e presidente da Sybase, Mark Hoffman, assinaram um acordo onde a Microsoft obteria direitos exclusivos ao produto DataServer da Sybase para o OS/2. Já a Sybase além de obter os royalties da Microsoft, ganharia credibilidade com o endosso de sua tecnologia pela Microsoft.Para ganhar aceitação no mundo dos bancos de dados para PC, onde o dBASE da Ashton-Tate tinha boa parte do mercado, o “novosistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft (licenciado pela Sybase) precisaria interessar à grande comunidade do dBASE. E a maneira mais direta de fazer isso era fazer a Ashton-Tate endossar o produto, e foi exatamente o que a Microsoft fez, um acordo com a Ashton-Tate.

A primeira versão beta do Ashton-Tate/Microsoft SQL Server foi lançada no segundo semestre de 1988

A versão 1.1 do Microsoft SQL Server foi lançada no segundo semestre de 1990.

No início de 1991 o acordo entre a Microsoft e a Sybase foi retificado, possibilitando à Microsoft o acesso de “somente-leitura” ao código-fonte do SQL Server para fins de suporte. Neste mesmo ano a Microsoft lançou uma versão de manutenção, o SQL Server 1.11.

O Microsoft SQL Server versão 4.2 for OS/2 entrou em teste beta no segundo semestre de 1991, tendo sido um desenvolvimento conjunto entre a Microsoft e a Sybase. A versão 4.2 (16-bit) foi lançada em março de 1992.

Em outubro de 1992, surgiu a primeira versão beta do SQL Server for Windows NT e em agosto de 1993 era lançada a versão final para o Windows NT 3.1.

O primeiro beta do SQL Server 6.0 (também chamado de SQL95) surgiu no final de outubro de 1994, e em julho de 1995 era lançado oficialmente o Microsoft SQL Server 6.0.

Em dezembro de 1995 é liberado uma versão beta completa do SQL Server 6.5. 

O SQL Server 7.0 (codinome Sphinx) chegou ao mercado no início de 1999 e colocou o SQL Server no mercado de sistemas de gerenciamento de base de dados relacionais de classe empresarial

Em setembro de 1999 é distribuído o Beta 1 do SQL Server 2000 (versão 8.0 de codinome Shiloh), o Beta 2 foi lançado em abril de 2000 e em agosto a versão final do Microsoft SQL Server 2000.

Em novembro de 2005 é lançado ao público o SQL Server 2005 (codinome Yukon).

O SQL server hoje

Atualemten lançou a versão final do Microsoft SQL Server 2008 (codinome Katmai) foi lançada em agosto de 2008, entre as novidades estão funções para compressão de dados, suporte a informações geo-espaciais e gerenciamento baseado em políticas, além de novas opções de relatórios e serviços de análise.

O MS SQL Server é um SGBD - sistema gerenciador de Banco de dados relacional criado pela Microsoft. Com a nova versão o Microsoft SQL Server 2008 é fornecida uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente que permite que você execute suas aplicações de missão crítica mais exigentes, reduza o tempo e o custo com o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicações e entregue percepção que se traduz em ações estratégicas em toda sua organização.O SQL É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes. O Microsoft SQL Server 2008 fornece uma plataforma confiável de dados que permite que a execução de aplicações de missão crítica mais exigentes.

Pessoas têm ilhas de dados em suas organizações, e precisam de uma plataforma que forneça a 'malha' que realmente una tudo e as tornem mais valiosas que a soma de suas partes. É disso que se trata o SQL Server 2008.”

Algumas funções do SQL Server:

Trigger
Stored procedure
SQL User Function
Extended Stored Procedure

Bom é isso ai o site oficial SQL Server.

2 comentários:

 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo