sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

História Oracle


Estou comentando também da história do Bando de Dados Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um Banco de Dados Relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia.
Ellison e os co-fundadores da Oracle Corporation, Bob Miner e Ed Oates, perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional tornando assim a maior empresa de software empresarial do mundo.
O SGBD da Oracle é líder de mercado. O Oracle 9i foi pioneiro no suporte ao modelo web. O Oracle 10g, mais recente, se baseia na tecnologia de grid. Recentemente fora lançado o Oracle 11g que veio com melhorias em relação ao Oracle 10g.
Além da Base de Dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados.
A Oracle também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

O Oracle hoje

Ele é desenvolvido em NOVA YORK, EUA e atualmente a ultima versão dele foi 2007 veja o lançamento: http://www.oracle.com/features/hp/oracle-database-11g.html
Bom o Oracle continua com a versão do Oracle® 11g, é a última no momento ainda está versão do Banco de Dados mais popular do mundo. Com mais de 400 recursos, 15 milhões de horas de testes e 36.000 pessoa/meses de desenvolvimento, o banco de dados Oracle® 11g destaca-se como o software mais inovador e de mais alta qualidade já lançado pela Oracle.
"O banco de dados Oracle® 11g, construído com 30 anos de experiência em design, oferece recursos de última geração para gerenciamento de informações empresariais", afirma Andy Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologias de Servidor de Banco de Dados da Oracle. "Mais do que nunca, nossos clientes enfrentam desafios, tais como rápido crescimento dos dados, aumento da integração entre eles e pressões no custo da tecnologia para conectividade. O Banco de Dados Oracle 10g foi pioneiro em grid computing e mais da metade dos clientes Oracle migraram para essa versão. Agora, o Banco de Dados Oracle® 11g oferece os recursos que nossos clientes solicitaram para acelerar a ampla adoção e crescimento dos grids Oracle, representando uma inovação real, que se volta para desafios reais, trazidos até nós por clientes reais", completa.
Com o Banco de Dados Oracle® 11g, as organizações poderão assumir o controle de suas informações empresariais, ter uma melhor visão dos negócios e adaptar-se com rapidez a um ambiente competitivo que passa por grandes mudanças. A nova versão aumenta a capacidade de Cluster de Banco de Dados, além de acelerar a automação do data center e o gerenciamento da carga de trabalho. Com grids seguros, altamente disponíveis e escaláveis de servidores e armazenamento de baixo custo, os clientes Oracle têm suporte para as aplicações mais exigentes de processamento de transações, data warehousing e gestão de conteúdo.

Bom está pesquisa minha eu achei interessante que está linguagem ja vem de anos e anos mas pena que eu não tive o previlégio de testar mas eu recomendo de 30 anos de desenvolvimento deve ter algo bem difente aos outros Banco de Dados (BD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo