domingo, 31 de janeiro de 2010

História do SQL Server


Bom falarei sobre o SQL Server, tudo começou em 27 de março de 1987, o presidente da Microsoft na época, Jon Shirley, e o co-fundador e presidente da Sybase, Mark Hoffman, assinaram um acordo onde a Microsoft obteria direitos exclusivos ao produto DataServer da Sybase para o OS/2. Já a Sybase além de obter os royalties da Microsoft, ganharia credibilidade com o endosso de sua tecnologia pela Microsoft.Para ganhar aceitação no mundo dos bancos de dados para PC, onde o dBASE da Ashton-Tate tinha boa parte do mercado, o “novosistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft (licenciado pela Sybase) precisaria interessar à grande comunidade do dBASE. E a maneira mais direta de fazer isso era fazer a Ashton-Tate endossar o produto, e foi exatamente o que a Microsoft fez, um acordo com a Ashton-Tate.

A primeira versão beta do Ashton-Tate/Microsoft SQL Server foi lançada no segundo semestre de 1988

A versão 1.1 do Microsoft SQL Server foi lançada no segundo semestre de 1990.

No início de 1991 o acordo entre a Microsoft e a Sybase foi retificado, possibilitando à Microsoft o acesso de “somente-leitura” ao código-fonte do SQL Server para fins de suporte. Neste mesmo ano a Microsoft lançou uma versão de manutenção, o SQL Server 1.11.

O Microsoft SQL Server versão 4.2 for OS/2 entrou em teste beta no segundo semestre de 1991, tendo sido um desenvolvimento conjunto entre a Microsoft e a Sybase. A versão 4.2 (16-bit) foi lançada em março de 1992.

Em outubro de 1992, surgiu a primeira versão beta do SQL Server for Windows NT e em agosto de 1993 era lançada a versão final para o Windows NT 3.1.

O primeiro beta do SQL Server 6.0 (também chamado de SQL95) surgiu no final de outubro de 1994, e em julho de 1995 era lançado oficialmente o Microsoft SQL Server 6.0.

Em dezembro de 1995 é liberado uma versão beta completa do SQL Server 6.5. 

O SQL Server 7.0 (codinome Sphinx) chegou ao mercado no início de 1999 e colocou o SQL Server no mercado de sistemas de gerenciamento de base de dados relacionais de classe empresarial

Em setembro de 1999 é distribuído o Beta 1 do SQL Server 2000 (versão 8.0 de codinome Shiloh), o Beta 2 foi lançado em abril de 2000 e em agosto a versão final do Microsoft SQL Server 2000.

Em novembro de 2005 é lançado ao público o SQL Server 2005 (codinome Yukon).

O SQL server hoje

Atualemten lançou a versão final do Microsoft SQL Server 2008 (codinome Katmai) foi lançada em agosto de 2008, entre as novidades estão funções para compressão de dados, suporte a informações geo-espaciais e gerenciamento baseado em políticas, além de novas opções de relatórios e serviços de análise.

O MS SQL Server é um SGBD - sistema gerenciador de Banco de dados relacional criado pela Microsoft. Com a nova versão o Microsoft SQL Server 2008 é fornecida uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente que permite que você execute suas aplicações de missão crítica mais exigentes, reduza o tempo e o custo com o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicações e entregue percepção que se traduz em ações estratégicas em toda sua organização.O SQL É um Banco de dados robusto e usado por sistemas corporativos dos mais diversos portes. O Microsoft SQL Server 2008 fornece uma plataforma confiável de dados que permite que a execução de aplicações de missão crítica mais exigentes.

Pessoas têm ilhas de dados em suas organizações, e precisam de uma plataforma que forneça a 'malha' que realmente una tudo e as tornem mais valiosas que a soma de suas partes. É disso que se trata o SQL Server 2008.”

Algumas funções do SQL Server:

Trigger
Stored procedure
SQL User Function
Extended Stored Procedure

Bom é isso ai o site oficial SQL Server.

Invasões e as Vulnerabilidade de (BD)


Olá vou comntar a vocês sobre Invasões e Vulnerabilidades em Banco de Dados (BD), primeiramente vou descrever um pouco o significado dos dois termos porque são muitos amplos tenta falar com poucas palavra e com uma boa conclusão para vocês leitores do meu Blog. Bom vamos lá

Invasão é um meio em que alguem consegue obter os seus dados e informações confidenciais de forma através de um computador acessando a outro computador isto se classifica como um crime eletrônico que geralmente se referem a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores. Bom isso tem vários timos de invasões de invasores como os intrusos dos sistemas que actuam de duas formas distintas vou citar dois exemplos (intrusos passivos procuram apenas ler ficheiros não autorizados) e os (intrusos activos actuam de forma maliciosa, procurando efectuar alterações não autorizadas nos dados). Atualmente as descoberta desses conteúdos está cada vez mais difícil devido ao uso de técnicas criptográficas, que vem permitindo esconder a informação em textos ou outros documentos, enviando-os sem serem perceptíveis e conseguindo obter os dados das informaçãos.

Vulnerabilidade è um meio vulnerável fácil, bom na computação significa ter brecha em um sistema computacional, também conhecida como bug (inseto do famoso ENIAC). Esta mesma pode ser explorada em um determinado sistema ou serviço vulnerável que esteja rodando na máquina.Umas das grandes vulnerabilidades mais exploradas nos dias de hoje, são as do tipo buffer overflow, que muitas vezes pode dar privilégios de administrador para o invasor, rodar códigos maliciosos remotamente, burlar particularidades de cada sistema, ataques de Negação de Serviços (DDoS), e acesso irestrito ao sistema. Bom existem ferramentas específicas para se explorar as vulnerabilidades, cada ferramenta para a sua respectiva vulnerabilidade a ser explorada (na maioria das vezes escritas em linguagem C e Assembly), essas ferramentas são chamadas de exploits. Outro exemplo prático imagine uma corrente e um anel dela aberto isto é ser VULNERABILIDADE da corrente.

Bom acho que deu para se entender o que é Invasões e Vunerabilidades bom então vou postar sobre algumas invasões e brechas em sistemas de Banco de Dados acompanhem.

Segurança de Banco de Dados


Olá pessol bom falarei hoje sobre a Segurança de Banco de Dados. É um termo muito abrangente não vou conseguir citar todas as vulnerabilidade de todos os Banco de Dados com as formas de invasões e também não vo conseguir citar todas as seguranças especificas de cada Banco de Dados mas vou tentar nos proximos post nesta categoria falar mais profundamente especificando cada Banco hoje uma explicação geral da Segurança de Banco de Dados. Bom vamos lá...

Os Bancos de Dados são utilizados para armazenar diversos tipos de informações, desde dados sobre uma conta de e-mail até dados importantes da Receita Federal. E atualmente a informação é um recurso crítico no dia-a-dia das organizações. Através da informática, todas as operações básicas das empresas estão sendo automatizadas isso como um exemplo, controle de estoque, faturamento, pagamentos, além de suporte a diversas funções da administração como previsão, orçamento e controle financeiro. Para que essas funções sejam possíveis, é necessária a utilização de um Banco de Dados e a utilização deles em muitas aplicações vem abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador.

Para tal existem diversos tipos, os quais variam em complexidade e sobretudo em segurança:

  • Criptografia
  • Senhas
  • Backup

Bom falar um pouco sobre Criptografia para explicar melhor o que é, e porque usa a informação a onde ela pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.

Uma visão geral da Criptografia

Confidencialidade da Mensagem: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada. Além disso, a obtenção de informação sobre o conteúdo da mensagem (como uma distribuição estatística de certos caracteres) não deve ser possível, uma vez que, se o for, torna mais fácil a análise criptográfica.
Integridade da Mensagem: o destinatário deverá ser capaz de determinar se a mensagem foi alterada durante a transmissão.
Autenticação do Remetente: o destinatário deverá ser capaz de identificar o remetente e verificar que foi mesmo ele quem enviou a mensagem.
Não-Repúdio ou Irretratabilidade do Emissor: não deverá ser possível ao emissor negar a autoria da mensagem.

Enfim tem vários tipos de Criptografias.

Uma visão geral de Senhas

A senha (PT-Brasil) ou palavra-chave (PT-Portugal), por vezes referida no inglês password, é uma palavra ou uma ação secreta previamente convencionada entre duas partes como forma de reconhecimento. Em um sistemas de computação, senhas são amplamente utilizadas para Autenticar Usuários e conceder-lhes privilégios — para agir como administradores de um sistema, por exemplo — ou permitir-lhes o acesso a informações personalizadas armazenadas no sistema em fim ela serve para ajudar a proteger sua privacidade.

Uma visão geral de Backup

Backups em informática, Cópia de Segurança é a Cópia de Dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Vem se difundidos em vários meios de cópias de segurança incluem CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (online). Esta transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente, geralmente para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança. Outra forma pouco difundida de cópia de segurança é feita via rede. Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado).

Bom Backups é um meio de salvar as informaçãos para não obter a perca da Base de Dados do sistema ou qualquer aplicativo que obtenho informações é isso ai haha.

Concluindo

Bom é isto ai a Segurança de um Banco de Dados ela contem estes procedimento básico qualquer um Banco de Dados embreve irei citar mais sobre as Seguranças voltada a cada especifico tipo de Banco como exeplo PostgreSQL, MySQL, Oracle, Firebird e enfim muitos outros e também irei citar outros meio como Invasão e Vulnarabilidades aos Banco de Dados mas em outra catégoria ai está o link (Invasões aos Banco de Dados e as Vulnerabilidade aos Banco de Dados). É isso ai espero que gostem.

MySQL Proxy


Bom hoje irei falar um pouquinho sobre o MySQL Proxy é uma aplicação, em fase inicial, que você instala entre sua aplicação e o MySQL.

Permite monitorar, analizar e transformar as comunicações. Sua flexibilidade permite um número ilimitado de usuários, balanceamento de carga, teste de falha, análise de
querys, filtros e modificações de querys e muito mais.

Disponível para Linux, Mac OSX, FreeBS
D, IBM AIX e Sun Solaris, isso mesmo, para Windows ainda não esta disponível por ter problemas com uma biblioteca libevent, porém em breve estará disponível também.
Bom isto ai é um ele é um Otimizador de Banco de Dados muito bom.
Downloads: MySQL Proxy

sábado, 30 de janeiro de 2010

Exercícios de SQL

Bom vou passar uns Exercícios de SQL de acordo com as duas tabelas a abaixo... Vamos lá

Bom por primeiro vocês vejam as tabelas de acordo com os dados referentes a cada campo.
Um comando SQL é sempre na sequência não utilize a quebra de linha.

1º)  Mostrar todos os cds
Select * from cds

2º)  Mostrar os campos nome e data da compra dos cds ordenados por nome
Select Nome, DataCompra From Cds Order By Nome

3º) Mostrar os campos nome e data da compra dos cds classificados por data de compra em ordem decrescente
Select Nome, DataCompra From Cds Order By DataCompra Desc

4º) Mostrar o total gasto com a compra dos Cds
Select Sum(ValorPago) as Total From Cds

5º) Mostrar todas as músicas (todos os campos) do cds código 1
Select * From Musicas Where CodCd=1

6º) Mostrar o nome do Cd e o nome das músicas de todos Cds
Select c.Nome, m.Nome From Cds c, Musicas m Where c.Codigo=m.CodigoCd

7º) Mostre o nome e o artista de todas músicas cadastradas
Select Nome, Artista From Musicas

8º) Mostre o tempo total de músicas cadastradas
Select Sum(Tempo) Total From Musicas

9º) Mostre o número, nome e tempo das músicas do cd 5 em ordem de número
Select Numero, Nome, Tempo From Musicas Where CodigoCd=5 Order By Numero

10º) Mostre o tempo total de músicas por cd
Select c.Nome, Sum(m.Tempo) as Total From Cds c, Musicas m Where c.Codigo=m.CodigoCd Group By c.Nome

11º) Mostre a quantidade de músicas cadastradas
Select Count(*) as Qtde From Musicas

12º) Mostre a média de duração das músicas cadastradas
Select AVG(Tempo) as Media From Musicas

13º) Mostre a quantidade de Cds
Select Count(*) as Qtde From Cds

14º) Mostre o nome das músicas do artista José Pedro
Select Nome From Musicas Where Nome='José Pedro'

15º) Mostre a quantidade de músicas por cds
Select c.Nome, Count(*) as Qtde From Cds c, Musicas m Where c.Codigo=m.CodigoCd Group By c.Nome

16º) Mostre o nome de todos cds comprados no Submarino
Select Nome From Cds Where LocalCompra='Submarino'

17º) Mostre o nome do cd e o nome da primeira músicas de todos cds
Select c.Nome, m.Nome From Cds c, Musicas m Where c.Codigo=m.CodigoCd And m.Numero=1

18º) Mostre uma listagens de músicas em ordem alfabética
Select * From Musicas Order By Nome

19º) Mostrar todos os cds que são albuns
Select * From Cds Where Album=True

20º) Mostre o cd que custou mais caro
Select Max(ValorPago) From Cds

Bom é isso ai uns exemplos fácil de comandos SQL de Select espero que tenha ajudado com alguma coisa. É isso ai so práticar agora.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

História Sybase


Bom falar sobre Sybase Inc. ela é uma empresa de software que produz serviços e produtos relacionados ao gerenciamento de informação, mobilidade, messaging, ferramentas de desenvolvimento e data warehousing e OLAP. Desde 1984, a Sybase tem sido líder inovadora no desenvolvimento de tecnologia de Bancos de Dados e ainda mantém um significativo crescimento de negócios acerca de seu banco relacional, o Adaptive Server Enterprise. Sua base global de clientes inclui 80 dos Fortune 100 e uma forte presença em mercados verticais como o de serviços financeiros, telecomunicações, saúde e governo.

Bom ela a Sybase foi fundada por Mark Hoffman e Bob Epstein em 1984, em Berkeley, na Califórnia. Em 1988 foi a primeira no mercado a fornecer um banco de dados relacional com arquitetura cliente/servidor (ao Human Genome Project) e em 1990 inovou novamente, apresentando ao mercado a sua tecnologia de replicação aberta.
Sybase uniu-se à Microsoft em um acordo em que compartilhariam o código do seu servidor de banco de dados, então chamado de Sybase SQL Server. Até a versão 4.9 Sybase e Microsoft SQL Server eram virtualmente idênticos; devido a desentendimentos entre as duas empresas quanto à divisão de receita, decidiram separar-se e hoje poucos traços de herança desta época podem-se notar.
Em 1995 liderava no mercado de ferramentas de desenvolvimento cliente/servidor com o PowerBuilder e, em 1998, tinha mais de 5 milhões de estações licenciadas em SQL Anywhere. Tornou-se líder nos segmentos bancário, de corretagem e mercado de capitais.
Em 2000, Sybase foi a primeira empresa a apresentar um servidor de aplicações J2EE.
Em 2003, lançou a sua estratégia “Unwired Enterprise”, cuja visão é constituída por permitir às empresas estender a sua informação com segurança e torná-la útil para as pessoas em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo. A Sybase expandiu seus negócios através de aquisições como a AvantGo, englobando-a nos negócios de sua subsidiária iAnywhere, assim como, em 2005, a Extended Systems, entre outras. Em 2006 a Sybase adquiriu a Mobile 365 e criou a Sybase 365 e esta combinação fez com que a Sybase se tornasse o maior provedor de software e serviços do mundo, entregando, no mesmo ano, o número recordista de 25 bilhões de mensagens móveis.

A Sybase hoje

Hoje ela em DUBLIN, CALIF. - 22 de dezembro de 2009 - A Sybase, Inc. (NYSE: SY), uma empresa líder no fornecimento empresariais e software móvel, anunciou hoje parceria impulso significativo ao longo de 2009 de apoio a Unwired Enterprise Vision. A empresa está pronta para entrar 2010 ampliando ainda mais a disponibilidade da indústria mais robusta, plataforma empresarial comprovada móvel, IP móvel e ofertas de comércio móvel com um extenso ecossistema de parceria global que inclui a SAP, Samsung, Siemens Enterprise Communications (SEN), Verizon e IBM .
Em ambos os mercados desenvolvidos e emergentes, estas alianças capacitar milhões de trabalhadores da informação móvel com acesso seguro e em tempo real para aplicações empresariais críticas. As parcerias respectivos também acelerar a implantação de soluções end-to-end para mBanking, mPayments e mRemittance, bem como a condução de novas e inovadoras hospedado / ofertas de serviços gerenciados, incluindo os de elevado valor 4G serviços. Além disso, a Sybase está na vanguarda da evolução ao Mobile IP com o lançamento do primeiro serviço de voz IPX em 2009 com a Telecom Nova Zelândia International, e está preparado para oferecer uma variedade de serviços de próxima geração, em 2010.

Pelo fato da minha pesquisa eu me deparei com a Sybase, a Sybase 365, iAnywhere são as marcas registradas da Sybase, Inc. ® indica registro nos Estados Unidos da América. Todos os outros nomes de produtos mencionados podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas e pelo que li eu recomendo quem tiver oportunidade é a Sybase tem uma alta tecnoligia de Banco de Dados que vem com a evolução acompanhando muioto rápido.

História DB2


Vou falar um pouco hoje sobre o Banco de Dados DB2 ele é o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGDBR) produzido pela IBM. Existem diferentes versões do DB2 que rodam desde num simples PDAcomputador de mão, até em potentes mainframes e funcionam em servidores baseados em sistemas Unix, Windows, ou Linux.

O nome DB2 foi dado para o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados que a IBM lançou em 1983 baseado em SQL/DS para seu mainframe. A principio o produto foi chamado System R que fora iniciado em 1978. O projeto DB2 começou no inicio dos anos 70 quando Edgar Frank Codd, trabalhando para IBM descreveu a teoria dos Banco de Dados Relacionais e publicou sua teoria em Junho de 1970. Para aplicar o modelo, Codd criou uma Linguagem de Banco de Dados Relacionais que a chamou de Alpha. Entretanto, a IBM não acreditava no potencial das suas idéias, deixando-o fora da supervisão do grupo de programadores, que violaram diversas idéias fundamentais do modelo relacional de Codd. O resultado foi a linguagem SEQUEL, que depois foi mudado para seu acrônimo SQL porque SEQUEL já era uma marca registrada.
Por muitos anos, DB2 foi feito exclusivamente para rodar nos mainframes da IBM. Posteriormente a IBM introduziu o DB2 para outras plataformas de servidores, incluindo o Unix e o Windows, para então colocar no Linux e PDAs. Esse processo foi feito na década 90. A inspiração para os detalhes de implementação do DB2 vieram da linguagem DL/1 da IBM e do Sistema de Gerenciamento de Informações também dessa empresa. As novas versões já são avaliadas para OS/2 e é chamada DB2/2.
Na metade do ano de 2006, a IBM anunciou o “Viper”, o codinome do DB2 9 para computação distribuídas e para DB2 9 no z/OS. A empresa diz que o novo DB2 será o primeiro Banco de Dados Relacional que armazena o XML nativo. Outros recursos incluem o desenvolvimento baseado em OLTP para computação distribuídas, o desenvolvimento baseado em Business intelligence e data warehousing para z\OS, mais recursos de auto configuração e auto gerenciamento, adição de recursos para a plataforma 64-bits (especialmente para z/OS), melhoria na performance do armazenamento estruturado para z/OS e a continuação da padronização do vocabulário da linguagem SQL entre z/OS e outras computação distribuídas.

O DB2 hoje

DB2 é vendida em diversos tipos de “edições” ou licenças. Pela escolha de uma versão com menos recursos, a IBM evita que os consumidores paguem por coisas que não iriam usar. Alguns exemplos de edição são a Express, Workgroup e a Edição Enterprise. A edição mais sofisticada para Linux/UNIX/Windows é o DB2 Data Warehouse Entreprise Edition, ou DB2 DWE.
DB2 para Z/OS é vendido em sua própria licença. Começando com a versão 8, a IBM vendeu o DB2 para z/OS e outros sistemas com característica muito próximas.DB2 para esse sistema tem algumas característica exclusivas: Segurança Multi-Level, tabelas de tamanhos extremamente grandes e compressão a nível de hardware. DB2 para z/OS foi sempre conhecido pela sua liderança de performance OLTP e é usado para suportar missões críticas nas operações de negócios, mas agora a versão z/OS está começando a adquirir característica Business intelligence.
Em 30 de Janeiro de 2006, a IBM lançou uma versão do DB2 chamada DB2 9 Express-C. Essa foi a resposta para os recentes pronunciamentos de versões gratuitas do Oracle e da Microsoft SQL Server. Express-C não terá limite no número de usuários e do tamanho do banco de dados. Foi desenvolvido para máquinas com sistema Windows e Linux até 2 processadores e até 4GB de memória.
O DB2 eu recomendo um banco exelente assim para Sistemas ele possui caracteristicas ótimas assim mesmo obtendo uma segurança muito boa.

História Oracle


Estou comentando também da história do Bando de Dados Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um Banco de Dados Relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia.
Ellison e os co-fundadores da Oracle Corporation, Bob Miner e Ed Oates, perceberam que havia um tremendo potencial de negócios no modelo de banco de dados relacional tornando assim a maior empresa de software empresarial do mundo.
O SGBD da Oracle é líder de mercado. O Oracle 9i foi pioneiro no suporte ao modelo web. O Oracle 10g, mais recente, se baseia na tecnologia de grid. Recentemente fora lançado o Oracle 11g que veio com melhorias em relação ao Oracle 10g.
Além da Base de Dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados.
A Oracle também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

O Oracle hoje

Ele é desenvolvido em NOVA YORK, EUA e atualmente a ultima versão dele foi 2007 veja o lançamento: http://www.oracle.com/features/hp/oracle-database-11g.html
Bom o Oracle continua com a versão do Oracle® 11g, é a última no momento ainda está versão do Banco de Dados mais popular do mundo. Com mais de 400 recursos, 15 milhões de horas de testes e 36.000 pessoa/meses de desenvolvimento, o banco de dados Oracle® 11g destaca-se como o software mais inovador e de mais alta qualidade já lançado pela Oracle.
"O banco de dados Oracle® 11g, construído com 30 anos de experiência em design, oferece recursos de última geração para gerenciamento de informações empresariais", afirma Andy Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologias de Servidor de Banco de Dados da Oracle. "Mais do que nunca, nossos clientes enfrentam desafios, tais como rápido crescimento dos dados, aumento da integração entre eles e pressões no custo da tecnologia para conectividade. O Banco de Dados Oracle 10g foi pioneiro em grid computing e mais da metade dos clientes Oracle migraram para essa versão. Agora, o Banco de Dados Oracle® 11g oferece os recursos que nossos clientes solicitaram para acelerar a ampla adoção e crescimento dos grids Oracle, representando uma inovação real, que se volta para desafios reais, trazidos até nós por clientes reais", completa.
Com o Banco de Dados Oracle® 11g, as organizações poderão assumir o controle de suas informações empresariais, ter uma melhor visão dos negócios e adaptar-se com rapidez a um ambiente competitivo que passa por grandes mudanças. A nova versão aumenta a capacidade de Cluster de Banco de Dados, além de acelerar a automação do data center e o gerenciamento da carga de trabalho. Com grids seguros, altamente disponíveis e escaláveis de servidores e armazenamento de baixo custo, os clientes Oracle têm suporte para as aplicações mais exigentes de processamento de transações, data warehousing e gestão de conteúdo.

Bom está pesquisa minha eu achei interessante que está linguagem ja vem de anos e anos mas pena que eu não tive o previlégio de testar mas eu recomendo de 30 anos de desenvolvimento deve ter algo bem difente aos outros Banco de Dados (BD).

História Microsoft Access


Hoje irei falar sobre um software da Microsoft chamado Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface gráfica do utilizador (graphical user interface). Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.
Microsoft Access é capaz de usar dados guardados em Access/Jet, Microsoft SQL Server, Oracle, ou qualquer recipiente de dados compatível com ODBC.
O desenvolvimento da estrutura de dados se dá de forma muito intuitiva, bastando que o desenvolvedor possua conhecimetos básicos em modelagem de dados e lógica de programação.
Programadores relativamente inexperientes e usuários determinados podem usá-lo para construir aplicações simples, sem a necessidade de utilizar ferramentas desconhecidas.
Primeiramente foi o nome de um programa de comunicação da Microsoft, destinado à competir com ProComm e outros programas. Esse produto fracassou e foi abandonado. No segundo semestre de 1992 a Microsoft lançou seu primeiro Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados e reusou o nome: o Microsoft Access (MS Access).
Para a Microsoft havia uma grande vantagem quanto ao mercado, como era a dominadora do seu próprio mercado, foi a primeira a lançar um software executável em plataforma Windows, enquanto que os outros programas deste segmento, liderados pela dBa-se, eram voltados para o ambiente DOS. Ao ser lançado por um preço bastante atrativo o MS Access 1.0 para Windows foi logo tomando conta do seu espaço. Um dos fatores que muito contribuiu pra isto foi o seu preço de apenas noventa e nove dólares e também contamos com os investimentos que os administradores da Microsoft fizeram como a compra da Fox Software por cento e setenta milhões de dólares.
Embora as vantagens de lançamentos, faltava de um pacote de ferramenta para desenvolvedores, o que foi princípio para muitas reclamações, assim como a limitação do software de 128MB de memória. Já em 1993 é lançado no mercado MS Access 1.1 com a ampliação para 1GB de memória e junto a ele veio Distribution Kit e os incentivos da para que os desenvolvedores criassem seus aplicativos e os vendessem sem a necessidade do cliente ter uma versão do Access em seu computador, bastava apenas utilizar o Access Runtime.
No entanto o programa ainda precisava de reajustes e dois anos depois modificações apareceram com a versão 2.0. Agora era possível trabalhar com 254 tabelas ao mesmo tempo e no mesmo arquivo de dados. O novo ambiente de programação dava facilidades ao desenvolvedor e agora também não era mais necessário digitar imensas linhas de códigos. Neste mesmo ano chega ao Brasil a versão em português do Access.
A nova versão do MS Access , em 1995, pulou para 7.0 acompanhando o pacote de programas Microsoft Office 7.0. Introduzida na era de 32 bits a nova versão do Access vinha acompanhada com a linguagem Visual Basic for Applications (VBA), com o seu próprio ambiente de programação. Além do recurso de replicar banco de dados, dando a possibilidade de trabalhar off-line em cópias de banco de dados, podendo ser sincronizada com a base central.

O Microsoft Access hoje

Em março de 1997 foi lançada a versão 8.0, preparada para internet, capaz de gravar hiperlinks e salvar arquivos em formato HTML. E em 1999 lança a versão 9.0, também conhecido como MS Access 2000, com suporte a OLE DB e um produto independente até hoje. Com isso, em 2002, a nova versão com suporte a uma linguagem mais comum, o XML (Extensible Markup Language), que é uma linguagem de marcação de dados e também dá uma maior integralidade com o browser, podendo criar páginas em formato HTML de acesso as dados do banco.
O Access 2003 na sua versão 11 traz maior integração com browser, além da linguagem VBA, marcação em XML e incorporação da linguagem SQL nas consultas de tabelas do banco.

É eu recomendo mas ele não tem licensa free mas muito bom para um banco pequeno.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

História Firebird


Oláaa galera.. vo fala também hoje sobre a história do Firebird bom ele é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Possui o código aberto e não possui qualquer outro licenciamento, o que permite a sua utilização em qualquer tipo de aplicação, comercial ou não, sem quaisquer custos - totalmente GRATUITO!

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que este seja um produto deveras maduro e estável.

E o Interbase foi originalmente concebido e criado por um grupo de engenheiros de sistemas,  funcionários da DEC (Digital Equipment Corporation), que desejavam produzir um SGBDR -  sistema gerenciador de banco de dados relacional, inovador e que substancialmente oferecesse maiores benefícios que os outros sistemas até então existentes. Na época de sua concepção, muita tecnologia já existia como proposta de inovação, mas nenhum produto a oferecia como recurso ou característica disponível. Tendo iniciado em 1985 como Groton Database System, logo mudou de nome para Interbase. Foi inicialmente comercializado pela Ashton Tate (Dbase) e em 1992 foi entregue à Borland como parte de uma negociação de  produtos. 

Ao longo de seu desenvolvimento, foram consistentemente introduzidas um número de tecnologias de primeira mão. Muitas dessas são : Arquitetura Multi-geradora, Commit automático em duas fases, sombreamento do Banco de Dados (replicação), admissão e tratamento de Blobs, Índices em mapa de bits disperso, Colunas Vetoriais Multidimensionais, Subsistema de Eventos de alertas e o primeiro a disponibilizar acesso nativo a driver de JDBC.

O FireBird é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) desenvolvido em mantido por uma comunidade de desenvolvedores (algumas do projeto original) e pela Fundação FireBird.

O FireBird é um produto de Código Livre desenvolvido sobre licensa Interbase License. A origem do FireBird é a versão Open Source do Interbase® 6.0 de Julho de 2000, quando a Borland liberou os fontes de seu produto. 

O Firebird hoje

Ele hoje em dia temos várias opções de escolha para os nossos Projetos.

Interbase 6 - Open Source e pode ser usado livremente, ele possui muitos bugs como exemplo um backdoor,onde um super usuário pode acessar todas as informações do Banco de Dados. Hoje ele está Descontinuado.

Firebird 1 - Open Source mantido por uma comunidade, foram corrigidos vários bugs do Interbase 6 e acrescentado algumas melhorias, pode ser considerado uma evolução do Interbase 6. Hoje se encontra na versão 1.0.3

Interbase 6.5 e 7 - A Borland voltou a fechar o Código Fonte do Interbase e fez várias melhorias, só que agora ele passou a ser Pago. Hoje ele está na Versão 7.1.

O Firebird 1.5 - Está em testes finais (RC 4) ele coisas foi reescrito inteirinho em C++, o que facilitara futuras implementações, além de ter sido limpado o Código Fonte.

História do MySQL


Bom vou comentar sobre o surgimento do MySQL surgiu a partir da necessidade da equipe que criou o SGBD, de utilizar algum mecanismo que permitisse a conexão de tabelas criadas na linguagem SQL para um determinado fim. A princípio, o grupo iria utilizar o mSQL, mas logo perceberam que esta ferramenta não era rápida o suficiente para atender às necessidades do projeto. O jeito foi criar uma solução própria. Nascia o MySQL.

O MySQL foi criado por Michael Widenius na companhia suíça TcX. Por volta de 1979 Michael desenvolveu um Banco de Dados chamado UNIREG, sendo rescritos em várias linguagens desde então [YAR 99]. Em 1994, a empresa TcX começou o desenvolvimento de aplicações baseadas na Web, tendo como base o banco UNIREG, porém esse banco possuía muito "overhead" para obter sucesso em uma aplicação para geração de páginas dinâmicas na Web. Então a empresa TcX começou a procurar por outro banco o mSQL, uma ferramenta baseada em SQL mas com características pobres não possuindo por exemplo suporte a índices, e com desempenho inferior ao UNIREG.

Foi então que o desenvolvedor do banco UNIREG contatou o David Hughes criador do mSQL, para saber do interesse dele em unir os dois bancos. Sendo positivo o interesse de David, a empresa TcX resolveu desenvolver um novo banco, mas mantendo ao máximo a compatibilidade com mSQL. TcX foi esperta o suficiente para não reinventar o que já estava bem feito, ela construiu seu servidor baseado na estrutura que já estava montada do UNIREG e utilizou grande número de utilitários escritas para mSQL e fez API's para o novo servidor praticamente iguais ao mSQL. Como resultado usuários do mSQL que decidissem mudar para o novo servidor da TcX, teriam apenas que fazer pequenas e simples mudanças nos códigos existentes.

Então foi me maio de 1995 que, definitivamente, a primeira versão do MySQL foi lançada. Um dos parceiros da TcX sugeriu a distribuição do servidor na Internet, o objetivo disso era a utilização de um modelo pioneiro desenvolvido por Aladdin Peter Deutsch. O resultado foi um maior flexibilidade em sem "copyright", que fez do MySQL mais difundido gratuitamente do que mSQL

O MySQL hoje

Como refalo novamente o MySQL foi desenvolvido pela TCX em 1996. Atualmente a MySQL AB desenvolve o programa. MySQL AB é a companhia dos fundadores e principais desenvolvedores do MySQL. Eles criaram-no porque precisavam de um banco de dados relacional que pudesse tratar grandes quantidades de dados em máquinas de custo relativamente barato. O MYSQL é um dos bancos de dados relacionais mais rápidos do mercado, apresenta quase todas as funcionalidades dos grandes bancos de dados . MySQL é uma linguagem simples, em que você facilmente pode gravar, alterar e recuperar informações num web site com segurança e rapidez O MYSQL é executado, principalmente, em sistemas que participam da filosofia UNIX, embora outros sistemas S.O também fornecem suporte, como Windows, por exemplo.
O MYSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional multiencadeado, de código fonte aberto e nível corporativo. O MySQL não é apenas um banco de dados, mas sim um gerenciador de banco de dados. Com este SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), também pode ser utilizado para aplicações corporativas, o qual, necessitam de varias conexões simultâneas, que possibilita 101 conexões simultâneas. Uma conexão é o tempo que leva para o usuário receber o dado solicitado. 

O Programa de Banco de Dados MySQL é um sistema cliente/servidor que consiste de um servidor SQL multitarefa que suporta acessos diferentes, diversos programas clientes e bibliotecas, ferramentas administrativas e diversas interfaces de programação (API's). Também concedemos o Servidor MySQL como uma biblioteca multitarefa que você pode ligar à sua aplicação para chegar a um produto mais rápido, menor e mais facilmente gerenciável.

História do PostgreSQL


Bom hoje vo comenta sobre o surgimento do PostgreSQL (conhecido anteriormente como Postgres95) derivou do projeto POSTGRES da universidade de Berkley, cuja última versão foi a 4.2. O POSTGRES foi originalmente patrocinado pelo DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa), ARO (Departamento de Pesquisa Militar), NSF (Fundação Cinetífica Nacional) e ESL Inc. A implementação do projeto POSTGRES iniciou em 1986, já em 87 tornou-se operacional. A primeira versão lançada para o público externo foi em 1989. Devido a uma crítica feita ao seu sistema de regras, o POSTGRES teve essa parte re-implementada e lançada em uma segunda versão em 1990. Em 1991 foi lançada a versão 3, com melhorias no executor de consultas e algumas partes do código foram re-escritas. As versões subsequentes, até o Postgres95, foram focadas em confiabilidade e portabilidade. O POSTGRES foi utilizado para diversos sistemas de pesquisa e de produção, uma aplicação de análise financeira, um banco com rotas de asteróides, e diversos sistemas de informações geográficas. O código do POSTGRES foi aproveitado em um produto comercializado pela Illustra Information Technologies (posteriormente incorporada à Informix, que agora pertence à IBM). 

A versão seguinte, o Postgres95, teve mudanças radicais em relação ao projeto original. O seu código foi totalmente revisado, o tamanho dos fontes foi reduzido em 25%, e a linguagem SQL foi implementada como interface padrão. A performance foi consideravelmente melhorada e vários recursos foram adicionados. Em 1996 o nome Postgres95 tornou-se inadequado, o projeto foi rebatizado "PostgreSQL", para enfatizar a relação do POSTGRES original com a linguagem SQL. A numeração da versão voltou a seguir o padrão anterior ao Postgres95 (considerada a 5.0), e a primeira versão do PostgreSQL foi a 6.0. Enquanto a ênfase do Postgres95 tinha sido a correção de falhas e otimização do código, o desenvolvimento das primeiras versões do PostgreSQL foi orientada à melhoria de recursos e implementação de novos recursos, sempre seguindo os padrões de SQL anteriormente estabelecidos.

O PostgreSQL hoje

A equipe do projeto cresceu e se espalhou pelo mundo. O Grupo Global de Desenvolvimento do PostgreSQL tem membros nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Russia, vários países da Europa e alguns outros. Esse grupo é formado essencialmente por empresas especializadas em PostgreSQL, empresas usuárias do sistema, além dos pesquisadores acadêmicos e programadores independentes. Além da programação, essa comunidade é responsável pela documentação, tradução, criação de ferramentas de modelagem e gerenciamento, e elaboração de extensões e acessórios. 

Pela riqueza de recursos e conformidade com os padrões, ele é um SGBD muito adequado para o estudo universitário do modelo relacional, além de ser uma ótima opção para empresas implementarem soluções de alta confiabilidade sem altos custos de licenciamento. É um programa distribuído sob a licença BSD, o que torna o seu código fonte disponível e o seu uso livre para aplicações comerciais ou não. O PostgreSQL foi implementado em diversos ambientes de produção no mundo, entre eles, um bom exemplo do seu potencial é o banco de dados que armazena os registros de domínio .org, mantido pela empresa Afilias.

Site Oficial - (http://www.postgresql.org)
Site de marketing - (http://advocacy.postgresql.org/?lang=br)
Site nacional - (http://www.postgresql.org.br)
Lista de discussão nacional - (http://br.groups.yahoo.com/group/postgresql-br

Espero que gostem ai é um Banco de Dados muito bom. Recomendo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SQLite


Bom pessoal hoje falarei sobre SQLite a respeito de um Banco de Dados que é Embutido e não necessita de um Server atráz rodando para rodar e muito simples... bom ele é uma biblioteca em linguagem C que implementa um Banco de Dados SQL embutido. Programas que usam a biblioteca SQLite podem ter acesso a Banco de Dados SQL sem executar um processo RDBMS separado.
O SQLite não é uma biblioteca de cliente usada para conectar com um grande servidor de banco de dados, mas sim o servidor. A biblioteca SQLite lê e escreve diretamente para e do arquivo do Banco de Dados no disco.
O uso do SQLite é recomendado onde a simplicidade da administração, implementação e manutenção são mais importantes que incontáveis recursos que SGBDs mais voltados para aplicações complexas possivelmente implementam. Entretando situações onde a simplicidade é a melhor escolha são muito mais freqüentes do que pode-se imaginar.
Exemplos de uso do SQLite são, não restrito a :sites com menos de cem mil requisições por dia, dispositivos e sistemas embarcados, aplicações desktop, ferramentas estatísticas e de análise, aprendizado de banco de dados,implementação de novas extensões de SQL.
Não se recomenda o uso do SQLite para Sites com:muitos acessos, grande quantidades de dados (talvez maior que algumas duzias de gigabytes), sistemas com grande concorrência, aplicações Cliente/Servidor.

Bom espero que seja útil o que eu descrevi ai a vocês.. bom eu usei algumas vezes e não me deu problema então está eu recomendo.
Uma tela do Banco de Dados em execução simples e fácil acesso.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MySQL - Backup e Restaure

Existem inúmeras maneiras de se fazer backup no MySQL. Creio que o modo mais utilizado seja o Backup feito pelo comando 'mysqldump', que permite uma combinação enorme de parâmetros.
Em todos os comandos abaixo, substitua as palavras 'usuario', 'senha' e 'arquivo_saida'.

Backup de todos os bancos existentes com conteúdo e estrutura (-A equivale a --all-databases):

$ mysqldump -u usuario --password=senha --all-databases > arquivo_saida OU $ mysqldump -u usuario --password=senha -A > arquivo_saida

Backup só das estruturas de todos os bancos (-d : sem os conteúdos)

$ mysqldump -u usuario --password=senha -A -d > arquivo_saida

Backup só dos dados de todos os bancos (-c: usa comandos 'insert'; -t: não escreve comandos 'create table'; -e: gera comandos mais compactos e mais rápidos de 'insert')

$ mysqldump -u usuario --password=senha -c -t -e -A > arquivo_saida

Caso você queira especificar o nome de um banco de dados (ou seja, você não quer fazer de todos os bancos existentes) substitua o parâmetro '-A' citado nos exemplos anteriores por:

databases DB1 DB2 .... , onde DB1 DB2 ... são os nomes dos bancos de dados


Exemplo:

$ mysqldump -u usuario --password=senha -c -t -e --databases DB1 DB2


Caso você queira fazer backup de apenas algumas tabelas de um banco específico:

$ mysqldump -u usuario --password=senha [opções] DB1 [nome das tabelas]


onde DB1 é o nome do banco que você quer.

Criando um backup do seu banco de dados MySQL usando SSH

Se você possui acesso shell em sua conta de hospedagem, pode facilmente fazer backup do seu banco de dados com o seguinte comando:

# mysql -u username -p database_name > filename.sql

Onde:

username = usuário root ou usuário com privilégios suficientes para fazer este backup;
database_name = o nome do banco de dados que deseja criar;
filename = nome do arquivo de saída com extensão sql;

Restaurando um backup MySQL usando SSH

Para restaurar, o procedimento é quase como o comando acima, você só precisa substituir um símbolo. Fácil, né?

# mysql -u username -p database_name < username =" usuário" database_name =" o" filename =" nome"> DUMP.sql
Restore:mysql -u USUARIO -pSENHA BANCO <>

A forma mais facil de fazer um backup de uma base de dados em MySQL é utilizar o comando mysqladmin:

mysqldump -u [username] -p [password] [databasename] > [backupfile.sql]

[username] - Nome de Utilizador da base de dados;

[password] - Palavra passe do Utilizador;

[databasename] - nome da base de dados;

[backupfile.sql] - nome do ficheiro onde se pretende guardar a informação;

Para restaurar a base de dados utiliza-se o comando mysql:


mysql -u [username] -p [password] [databasename] < [backupfile.mysql]

PostgreSQL – Backup e Restaure

  • Backup/Dump uma base
    /usr/local/pgsql/bin/pg_dump BASE > arquivo_backup.sql
  • Importando a base
    /usr/local/pgsql/bin/psql -d BASE -f ARQUIVO.sql

Veja como importar arquivo SQL utilizando console PSQL.

psql -d BASEDEDADOS -f ARQUIVO.SQL -U USUARIO

Exemplo:

#su postgres
#psql -d bancoxyz -f meubanco.SQL -U postgres

para ver o que está sendo executado, adicione: -a

domingo, 24 de janeiro de 2010

Alguns Programas para Migrações de Dados

Aqui vou postar alguns programas atuais para fazer as migrações:

Está ferramenta que permite uma confiável migração/conversão bi-direcional entre bases de dados Microsoft Access e PostgreSQL.

Permite a conversão de:
  • Microsoft Access para PostgreSQL;
  • Microsoft Access para PHP Script;
  • Microsoft Access para Microsoft Access;
  • PostgreSQL para Microsoft Access;
  • PostgreSQL para PostgreSQL;
  • PostgreSQL para PHP Script.

Algumas funcionalidades desse software

  • Conversão de dados em alta velocidade/performance;
  • Conversão segura - Integridade da Base de Dados;
  • Migração de dados utilizando condicionais;
  • Suporte a arquitetura UNICODE;
  • Modo de linhas de comando;
  • Agendamento flexível;
  • Interface amigável e de fácil utilização.
  • Não converte tabelas (ocultas) de sistema.
  • Roda em Windows NT, 2000, Millenium, XP, Vista
  • Disponível nos idiomas Inglê
  • Shareware - grátis para testar e avaliar

DBConvert for MS SQL & PostgreSQL2.2.1

Ferramenta que permite uma confiável migração / conversão bi-direcional entre bases de dados Microsoft SQL Server e PostgreSQL

Permite a conversão de:

  • Microsoft SQL Server para PostgreSQL;
  • Microsoft SQL Server para Microsoft SQL Server;
  • Microsoft SQL Server para PHP Script;
  • PostgreSQL para Microsoft SQL Server;
  • PostgreSQL para PostgreSQL;

Algumas funcionalidades desse software

  • Conversão de dados em alta velocidade / performance;
  • Conversão segura - Integridade da base de dados;
  • Migração de dados utilizando condicionais;
  • Suporte a arquitetura UNICODE;
  • Modo de linhas de comando;
  • Agendamento flexível;
  • Interface amigável e de fácil utilização;
  • Não converte tabelas (ocultas) de sistema;
  • Não suporta Microsoft SQL Server Desktop Engine (MSDE);
  • Roda em Windows NT, 2000, Millenium, XP, Vista;
  • Disponível nos idiomas Inglês;
  • Shareware - grátis para testar e avaliar;

DBConvert for MySQL & PostgreSQL3.3.1

Ferramenta que permite uma confiável migração / conversão bi-direcional entre bases de dados MySQL e PostgreSQL.

Permite a conversão de:

  • MySQL para PostgreSQL;
  • MySQL para PostgreSQL PHP Script;
  • MySQL para MySQL;
  • MySQL para MySQL PHP Script;
  • PostgreSQL para MySQL;
  • PostgreSQL para MySQL PHP Script;
  • PostgreSQL para PostgreSQL;
  • PostgreSQL para PostgreSQL PHP Script.


Algumas funcionalidades desse software

  • Conversão de dados em alta velocidade / performance;
  • Conversão segura - Integridade da base de dados;
  • Migração de dados utilizando condicionais;
  • Suporte a arquitetura UNICODE;
  • Modo de linhas de comando;
  • Agendamento flexível;
  • Interface amigável e de fácil utilização;
  • Não converte tabelas (ocultas) de sistema;
  • Roda em Windows NT, 2000, Millenium, XP, Vista;
  • Disponível nos idiomas Inglês;
  • Shareware - grátis para testar e avaliar;

DBSync for MS SQL & PostgreSQL2.2.1

Ferramenta que permite uma confiável conversão / sincronização bi-direcional entre bases de dados MS SQL Server e PostgreSQL.

Permite a conversão de:

  • Microsoft SQL Server para PostgreSQL;
  • Microsoft SQL Server para Microsoft SQL Server;
  • PostgreSQL para Microsoft SQL Server;
  • PostgreSQL para PostgreSQL.

Algumas funcionalidades desse software

  • Conversão de dados em alta velocidade / performance;
  • Conversão segura - Integridade da base de dados;
  • Migração de dados utilizando condições;
    Sincronização de updates, inserts e drop tables / fields;
  • Remapeamento de todos os objetos do banco (tabelas, campos, índices e chaves estrangeiras) para sincronização;
  • Suporte a arquitetura UNICODE;
  • Personalize o processo de sincronização de sua base de dados;
  • Modo de linhas de comando;
  • Agendamento flexível;
  • Interface amigável e de fácil utilização;
  • Não converte tabelas (ocultas) de sistema;
  • Não suporta Microsoft SQL Server Desktop Engine (MSDE).
  • Roda em Windows NT, 2000, Millenium, XP, Vista;
  • Disponível nos idiomas Inglês;
  • Shareware - grátis para testar e avaliar;

DBSync for MySQL & PostgreSQL 3.3.1

Ferramenta que permite uma confiável conversão / sincronização bi-direcional entre bases de dados MySQL e PostgreSQL.

Permite a conversão de:

  • MySQL para PostgreSQL;
  • MySQL para MySQL;
  • PostgreSQL para MySQL;
  • PostgreSQL para PostgreSQL.

Algumas funcionalidades desse software

  • Conversão de dados em alta velocidade / performance;
  • Conversão segura - Integridade da base de dados;
  • Migração de dados utilizando condições;
  • Sincronização de updates, inserts e drop tables / fields;
  • emapeamento de todos os objetos do banco (tabelas, campos, índices e chaves estrangeiras) para sincronização;
  • Suporte a arquitetura UNICODE;
  • Personalize o processo de sincronização de sua base de dados;
  • Modo de linhas de comando;
  • Agendamento flexível;
  • Interface amigável e de fácil utilização;
  • Não converte tabelas (ocultas) de sistema;
  • Roda em Windows NT, 2000, Millenium, XP, Vista;
  • Disponível nos idiomas Inglês;
  • Shareware - grátis para testar e avaliar;

Access to MySQL3.0.0.117

Ferramenta para a converção de bancos de dados Microsoft Access para MySQL e com a ajuda de um Wizard. Access to MySQL é um pequeno programa que converte bancos de dados em Microsoft Access para MySQL. Sua interface é baseada na simplicidade dos Wizards (aquele passo-a-passo onde cada informação é explicada) para que qualquer pessoa consiga realizar a conversão sem cometer enganos.

Permite a conversão de:

  • MySQL para PostgreSQL;

Algumas funcionalidades desse software

  • Transfere diretamente os dados de um servidor para o outro;
  • Seleciona tabelas, campos e senhas para a transferência;
  • Suporta compartilhamento de segurança ou definido pelo usuário.
  • Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003
  • Disponível nos idiomas Inglês
  • Freeware - grátis;
 Copyright © 2008-2010 All Right Reserved - Todos os Direitos Reservados Elder Stroparo